terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Concuro Projetar.org - Mirante para cataratas do Iguaçu - Janeiro e Fevereiro de 2014

O concurso exigia que cada grupo inscrito apresentasse em apenas uma prancha A1 uma proposta de mirante que ocuparia o local do atual espaço Naipi, no lado brasileiro das cataratas.




sábado, 15 de fevereiro de 2014

Urbanismo B

A disciplina de Urbanismo B foi desenvolvida durante o segundo semestre do primeiro ano de curso.
Encara-se esta matéria como uma continuação do levantamento executado em Urbanismo A, porém, desta vez exige-se a proposta de uma intervenção urbana para Barão Geraldo.
A proposta urbana deve conter a apresentação de projetos de referência além de uma proposta consistente abordando temas como mobilidade e controle do desenvolvimento urbano.
nota do avaliador: 9,5



Urbanismo A

A disciplina de Urbanismo A, desenvolvida durante o primeiro semestre do curso, propunha a análise do tecido urbano de um trecho da cidade de Campinas.
O grupo em questão ficou responsável pela análise do bairro de Barão Geraldo.
Diversos aspectos da urbanização foram avaliados, como por exemplo o desenvolvimento histórico, tipologias urbanas, perfil de moradores, densidades, renda e gênero.
Outro aspecto da análise foi o reconhecimento de marcos, pontos nodais e indutores de fluxos atuantes dentro do tecido urbano.
nota do avaliador: 9,5




segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Projeto de escola profissionalizante em estrutura metálica

A disciplina de projeto realizada no segundo semestre do terceiro ano exigia o desenvolvimento de uma escola voltada à didática de cursos profissionalizantes. O terreno designado para o projeto se encontra na Av. Orozimbo Maia, na altura do cruzamento com a rua Sacramento, na cidade de Campinas.
O plano de projeto designava a divisão do programa em didático (salas de aula) e operacional (funcionários e limpeza).
A premissa do projeto é a de introduzir o aluno às complexidades de um projeto de grande escala e analisar sua capacidade de elaborar um edifício funcional, estético e que agregue ao terreno um caráter comunitário.

nota final do avaliador na última etapa: 9.0

vista aérea do local de projeto

Tendo à disposição um terreno com grande desnível e numa área de fluxo crítico com grande parte de sua área inutilizada por recuos ou áreas de circulação, foi desafiador conceber uma obra que mantivesse seu valor estético apesar de tamanhas restrições.













sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ilustrações de Arquitetura

Desenvolvidos como atividade prazerosa e sem fins acadêmicos, os desenhos abaixo representam parte do vasto acervo disponível realizado nos últimos anos.
Habilidades de representação à mão podem ser muito úteis como forma de expressão projetual ou mesmo como uma maneira alternativa de conferir identidade à uma ideia ou conceito.







Projeto de instalações hidráulicas para residência

A disciplina de Instalações arquitetônicas propunha o desenvolvimento de uma unidade habitacional (a mesma mostrada na entrega de instalações elétricas) e o projeto de suas instalações de água fria/quente e esgoto.
A ementa desta matéria visa apresentar ao aluno conhecimentos acerca da parte técnica/ funcional dos projetos que vai além da mera concepção de espaço e produção de plantas.
Busca-se conhecer os mecanismos que conferem a arquitetura recursos que a tornam habitável.

Nota do avaliador: 10.

CONDUTORES DE ÁGUAS PLUVIAIS:

foi desenvolvido um projeto de telhado para a residência criada e junto dele foram elaborados os condutores de águas pluviais, assim como quantificação de canos e calhas.




PROJETO DE ENCANAMENTOS DE ÁGUA QUENTE/FRIA:

Após o desenvolvimento da cobertura e seus condutores, foi elaborado o plano de encanamentos internos à alvenaria.
O projeto abaixo representa o posicionamento dos canos de água fria e quente que servem os banheiros e áreas de serviço da casa.






PROJETO DE ENCANAMENTOS DE ESGOTO:

Por último foi elaborado o plano de encanamentos de esgoto da residência, representando a ligação dos cômodos à rua.




Exercício de design de objeto

A disciplina exigia do aluno a elaboração de uma peça de mobiliário (cadeira) que deveria ser executada em madeira maciça com seção de no máximo 4x4 cm, utilizando-se de diferentes tipos de encaixe e com o assento confeccionado em tecido.
O objeto deveria ser montável e desmontável e deveria conter um manual de produção industrial desenvolvido pelos alunos.
A premissa da disciplina é a de introduzir o aluno ao design industrial e esclarecer métodos de produção de objetos em massa.
projeto de execução industrial de peças

manual de montagem do objeto para usuário


teste de esforços no protótipo 1:1

modelo realizado em 1:2 com madeira escolhida e tipo de tecido correto (estudos de encaixes)


Projeto para casa em estrutura metálica

A disciplina exige o a concepção e representação de uma residência- ateliê de até 200m².
o projeto deveria ser apresentado em forma de pranchas contendo plantas, cortes e elevações, atingindo o maior detalhamento possível.
nota do avaliador: 9.0



perspectiva explodida da residência evidenciando estrutura de telhado